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Enfermagem: profissional capacitado e perfil de liderança garantem segurança do paciente

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Assistência com envolvimento da família e acompanhantes no cuidado amplia qualidade e resultados das organizações de Saúde

Por Priscilla Martins

O atendimento de enfermagem é essencial para a qualidade da assistência. A equipe deve ser liderada de forma estratégica, tendo como parâmetros os recursos, valores e objetivos do hospital. Do ponto de vista gerencial, o time de enfermagem garante a aproximação entre usuário e organização de Saúde, o que gera dados qualificados para a gestão aprimorar e personalizar cada vez mais o atendimento.

O enfermeiro deve estar capacitado para gerir a equipe, com foco na visão estratégica para melhoria dos resultados e realizar o planejamento dos processos assistenciais colocando em prática, e como cultura das organizações, as ações que garantam a qualidade da assistência e a segurança do paciente. Liderança é a característica essencial para que uma gestão de enfermagem participativa consiga o engajamento do time e garanta a execução dos processos visando melhor performance da equipe, com cuidado humanizado baseado em práticas assistenciais que garantam a satisfação do cliente. A gestão hospitalar deve compreender que a equipe de enfermagem atua com o cuidado ininterrupto e que o enfermeiro deve possuir autonomia na avaliação do paciente, levando sempre em consideração as boas práticas dos processos de enfermagem.

Segurança e qualidade

O líder é o profissional que assume responsabilidade, sabe delegar e motivar os envolvidos no processo e utiliza as situações de conflito como oportunidades de aprendizado e melhoria para si e seus liderados. Isso significa que o enfermeiro deve ter uma boa comunicação não apenas com os colaboradores, mas com os times de backoffice e familiares ou acompanhantes do paciente. A experiência do paciente é mensurada de diversas formas e para que seja positiva é necessária a realização do cuidado de forma homogênea sempre levando em consideração os valores e objetivos do paciente, pois pacientes e acompanhantes com experiências positivas possuem maior engajamento no tratamento. Sendo assim, é necessário compreender as necessidades básicas e o perfil do paciente para que familiares e acompanhantes sejam envolvidos e orientados em relação ao cuidado e sejam aliados dos processos de segurança.

Assim, o perfil do profissional de enfermagem tem um papel forte de gestão. Deve lidar e avaliar processos, responder pelas ações das equipes e administrar os serviços de assistência. Em uma organização de Saúde com gestão madura, o cliente está sempre no centro do negócio. E o enfermeiro assume participação ativa na obtenção desse objetivo. A alta gestão de um hospital deve compreender esse perfil, além dos valores que uma equipe de enfermagem estrategicamente liderada agrega ao atendimento e, principalmente, à constante evolução na qualidade dos serviços de assistência e segurança do paciente.

Priscilla Martins é enfermeira, especialista na área assistencial e consultora da GesSaúde. É classificadora de risco pelo protocolo de Manchester; especialista em enfermagem com ênfase em nefrologia e pós graduada em Gerenciamento de projetos.

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24 de janeiro de 2019 | Atualizado dia 24 de janeiro de 2019


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