Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Principal fonte dos recursos deve operar de forma inteligente para garantir o equilíbrio entre qualidade do atendimento e resultados
por editorial GesSaúde
Pagar contas, ampliar investimentos, aumentar infraestrutura, apoiar novas parcerias e manter o funcionamento orgânico do hospital demandam capital. Embora em organizações de Saúde exista a tendência de se olhar mais para a qualidade do atendimento ao paciente que para os resultados, o faturamento é a principal fonte dos recursos e deve ser visto como o responsável por manter o equilíbrio entre a assistência assertiva e o retorno financeiro.
Otimizar a receita no hospital depende do entendimento sobre as duas visões do faturamento: a departamental e a processual.
Benefícios do processo
A criação de uma estrutura digital com integração de todo o processo hospitalar possibilita um melhor entendimento e acompanhamento das etapas do faturamento e responsabiliza a todos, cada um contribuindo de uma forma diferente, para que o ciclo seja sustentável.
Por exemplo: muitas vezes as contas ficam paradas por problemas no preenchimento das guias ainda na recepção; falta de laudos nos prontuários; ausência de justificativas médicas para determinados procedimentos; esquecimento de lançar procedimentos ou itens consumidos na conta do paciente. Tudo isso favorece a ocorrência das glosas – inconsistências em relação à cobrança de procedimentos – uma das principais preocupações dos hospitais na atualidade. Manter a qualidade do atendimento ao paciente diante de recursos limitados se torna um desafio, já que essas situações podem comprometer os resultados.
Adotar a visão de faturamento como processo torna possível acompanhar cada fase do atendimento com foco, além da melhoria e segurança do paciente, na geração de informações. Esses dados proporcionarão à instituição gerar a conta e realizar o envio e a cobrança ao SUS ou convênio com muito mais eficiência, o que refletirá diretamente na redução do ciclo da receita e no fluxo de caixa do hospital.
Saiba mais:
Como o gerenciamento de processos impacta na eficiência do hospital
Gerenciamento de processos em hospitais na era da transformação digital
Mapeamento de processos: primeiro passo para aumentar a qualidade do atendimento
Foto: Depositphotos
25 de janeiro de 2018 | Atualizado dia 16 de outubro de 2018
Para especialista, atendimento básico é facilitado por iniciativas praticadas no mercado, que não devem ser vistas como concorrentes dos hospitais…Leia mais.
Gestão deve adotar modelo que melhor atenda à característica de operação da organização de Saúde Por Editorial GesSaúde O mercado…Leia mais.
Melhor uso de tecnologias digitais no aprendizado, o reconhecimento do peso da geração Y e fortalecer os fundamentos de gestão,…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos