Voltar

Gerenciamento de processos como chave para uma gestão eficaz

Metodologia visa a evitar erros de processo ao criar novas metas e objetivos para a instituição de Saúde

 

Por Editorial GesSaúde

O gerenciamento de processos se mostra um aliado na busca de uma gestão eficaz e madura. Esse método tem como características o planejamento, o monitoramento, a avaliação e a revisão dos processos da organização, com o intuito de trabalhar na definição de metas e serviços e minimizar erros que podem afetar o funcionamento da instituição.

Processos bem definidos e gerenciados podem fazer a diferença no sucesso da instituição de Saúde, pois eles representam um poderoso elemento de competitividade e lucratividade, se aliado a um plano estratégico.

Um bom gerenciamento, seja ele em instituições de pequeno, médio ou grande porte, deve compreender a importância da organização dos processos que compõem a instituição e do envolvimento de todos os setores no aperfeiçoamento de seus serviços internos e externos.

Focar na qualidade implica em menores taxas de complicações hospitalares e em uma melhor rentabilidade em cima do capital investido. Ter uma base tecnológica para esse fim é importante, mas entender como melhorar os processos que envolvem os colaboradores da instituição é essencial para uma gestão eficaz dos processos.

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada e sistemática, que envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. O BPM permite que uma organização alinhe seus processos à sua estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta-a-ponta e na geração de valor ao cliente.

É importante desenvolver conhecimento de forma abrangente e integrada das práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negócio, e para a criação de uma cultura organizacional focada na obtenção de resultados por meio de processos otimizados e de melhoria contínua.

Capacitação é o caminho

A definição de bons processos de negócios, é a chave mestra para aumentar a eficiência. Além de permitir uma maior integração entre setores, ela traz melhorias como um menor tempo de resposta no pedido de medicamentos e na marcação de consultas, maior controle de estoque, aumento da capacidade de produção – tudo que permite maior eficiência no trabalho e mais segurança para as pessoas que fazem parte do ambiente hospitalar: os próprios colaboradores e os pacientes.

Ser eficaz em gerir os processos é um passo enorme em busca de uma gestão hospitalar madura, focada não somente nos avanços tecnológicos, mas também nas pessoas. Mais do que apenas investir em informatização, o gerenciamento de processos é cuidar da forma de trabalho de toda a equipe que faz parte da instituição e se certificar que todos estão desempenhando um bom trabalho para que seus pacientes e colaboradores fiquem satisfeitos com os serviços prestados em um ambiente que inspire crescimento constante.


10 de Maio de 2017 | Atualizado dia 10 de Maio de 2017


ÚLTIMAS POSTAGENS

Governança Corporativa

A contramão do quartel na governança corporativa da gestão hospitalar

Para vencer as batalhas cotidianas do setor de Saúde, equipes precisam de comandantes maduros por Anderson Freitas Sempre se fala…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Como o gestor deve encarar as inovações tecnológicas na Saúde?

Líder deve estar preparado e ter maturidade de gestão para conduzir a transformação digital por André Farias Com a evolução…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Como o jurídico pode participar e contribuir com a gestão de organizações de Saúde

Com intensa regulação do setor, departamento deve ter ação diferenciada e estratégica para fazer a diferença nos hospitais por Agnaldo…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos