Voltar

GesSaúde: maturidade de gestão hospitalar ganha canal no YouTube

Lançamento é mais uma ação no caminho para realizar a missão da GesSaúde: aumentar os resultados e a maturidade de gestão das instituições de Saúde no Brasil

por Roberto Gordilho

O tema maturidade de gestão hospitalar ganha, a partir desta terça-feira (22/08), mais espaço para ser debatido: está no ar o Canal GesSaúde, o primeiro canal do YouTube a trazer conteúdo especializado sobre o tema no Brasil. Essa é mais uma ação que permite caminhar para a realização da missão da GesSaúde e, claro, minha pessoal: democratizar o acesso a conteúdo de qualidade para que hospitais – clientes ou não da GesSaúde – possam aumentar seus resultados e sua maturidade de gestão.

Ter maturidade de gestão hospitalar é muito mais que estar informatizado, é possuir pessoas qualificadas, com bons e sólidos processos para executar a estratégia definida, com o uso da tecnologia como meio. É preciso adicionar esses cinco ingredientes: estratégia empresarial, governança corporativa, tecnologias de gestão, gerenciamento de processos de negócios e gestão de pessoas. Esse conjunto nos leva a alcançar resultados que, em Saúde, significam:  aumentar a segurança do paciente, melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a eficiência de processos e os resultados econômico-financeiros.

Meus vídeos irão abordar tanto esses temas mais conceituais quanto assuntos específicos – por exemplo, como ampliar o faturamento do hospital, processos de acreditação ou, ainda, os modelos de remuneração praticados atualmente, entre muitos outros.

Não é de hoje que a ideia de uma gestão completamente integrada está na minha cabeça e que sinto um incômodo por essa visão não ser totalmente compartilhada. Por isso, quero incomodar você também – com textos, vídeos, posts no nosso blog e nas redes sociais – da maneira que for necessário.  O meu objetivo é contribuir para que os hospitais alcancem o futuro, que chega cada dia mais rápido. Nesse futuro, as palavras eficiência e otimização terão tanta importância quanto segurança do paciente e qualidade da assistência. Sim, o hospital é também uma empresa. Por isso mesmo, o desafio é equilibrar a balança entre buscar o melhor resultado para o paciente com o menor custo para a organização.

Falo sobre o tema no vídeo O que é Maturidade de Gestão Hospitalar?

No canal, terei espaço para abordar amplamente o assunto, inclusive com convidados especiais. Quero falar com você, executivo, gestor, profissional ou estudante interessado em fazer essa caminhada comigo. E é urgente que os hospitais caminhem nessa direção, principalmente em um cenário no qual fusões e aquisições estão a pleno vapor. Esse movimento pode ser visto tanto como risco quanto oportunidade – tudo depende da forma como se olha para ele. A diferença entre comprar e ser comprado, crescer ou morrer no processo, está no nível de maturidade de gestão hospitalar.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo Fusões e aquisições na Saúde.

Para alcançá-la, os hospitais devem ter em mente que é preciso dividir para somar. Compartilhar conhecimentos e experiências é essencial para se preparar para esse futuro iminente. A troca é o que possibilita conhecer diferentes realidades e buscar ideias para otimizar o negócio. O Canal GesSaúde vem com essa proposta.  Sei que mudanças culturais não ocorrem de um dia para o outro, e essa nem é minha pretensão. Mas também sei que, se nos unirmos e compartilharmos experiências, alcançaremos esse resultado mais rapidamente.

Por isso, convido você às quartas e sextas-feiras, sempre às 11h, para assistir a um novo vídeo no Canal GesSaúde. Inscreva-se clicando aqui e não perca. Vamos juntos construir a maturidade de gestão hospitalar no Brasil.

Roberto Gordilho é fundador da GesSaúde, mestrando em administração, especialista em sistemas de informação, engenharia de software, desenvolvimento web e em finanças, contabilidade e auditoria, possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de tecnologia e gestão, sendo 15 na área da Saúde.

Saiba mais:

A maturidade de gestão hospitalar que tanto me incomoda

Transformação digital: prepare o hospital para essa onda

Fusões e aquisições na Saúde: ou hospital amadurece a gestão, ou morre

Foto: Frame YouTube


22 de agosto de 2017 | Atualizado dia 22 de agosto de 2017


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas: como engajar profissionais de Saúde para o uso da tecnologia

Papel do líder é fundamental; treinamentos e capacitações antes, durante e depois da implementação são indicados por editorial GesSaúde A…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Organizações de Saúde são as mais impactadas por nova lei de proteção de dados

Advogado constitucionalista detalha os cinco principais impactos da legislação para hospitais por editorial GesSaúde Aprovada pelo Senado Federal no dia…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Por que fazemos as mesmas coisas sempre e por que não aceitamos as mudanças!

Gestão de Pessoas com maturidade de lideranças pode melhorar o rendimento das equipes em uma organização de Saúde Por Anderson Guimarães…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos