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O papel do RH na maturidade de gestão hospitalar

Capacitação, gestão horizontalizada e convívio harmônico de gerações engaja colaboradores

 

Por editorial GesSaúde

 

O caminho para a maturidade da gestão hospitalar passa, invariavelmente, pelo investimento em capacitação dos gestores e do time. Metodologias de gestão de pessoas, quando bem conduzidas, resultam  em melhoria de desempenho e resultados que elevam a organização ao rol de referência.

A gestão de pessoas é o processo de associação entre as habilidades e métodos dos colaboradores da empresa com as políticas, técnicas e práticas definidas por seus administradores e stakeholders, com o objetivo de melhor gerir os comportamentos internos e potencializar o capital humano dentro do ambiente hospitalar. Um exemplo desse entendimento é o Hospital São Rafael, em Salvador (BA), que estimula a capacitação das “pessoas alinhadas com a visão e missão da organização e  conhecedoras de metodologias que ajudem nos processos de negócios”, segundo Jaime Nogueira da Gama, assessor estratégico do hospital.

Humanizar relações

De acordo com Gama, a palavra ”departamento” vem perdendo a sua força sob a ótica da maturidade, não somente na gestão hospitalar, como também na maioria dos segmentos de negócio. Sistemas puramente hierárquicos ou verticais estão evoluindo para sistemas matriciais. A “vertical” desses sistemas está pautada no organograma, vital pelo seu caráter orientador. A “horizontal” é representada pelos processos de negócios que “navegam” ponta a ponta ao longo da organização, sempre cruzando as verticais – diretorias e gerências. A união de ambas compõe a estrutura matricial.

Dentro desta abordagem, a área de Recursos Humanos (RH) ganha mais espaço na formação dos times de trabalho, que devem contar com a definição de papéis e competências de pessoas cujas habilidades de liderança e gestão, proatividade e mente conectada com as últimas tendências do segmento, sejam acentuadas. Com esta base, o RH impulsiona uma visão sistêmica, ajudando a organização a atingir um patamar maduro de gestão com um time engajado nesse propósito.

Essa gestão tem a função de humanizar as empresas por meio da participação, capacitação, envolvimento, comprometimento e desenvolvimento dos seus colaboradores, trazendo uma maior integração entre os envolvidos nos processos rotineiros, o que concede eficiência e eficácia rumo à maturidade da gestão hospitalar.

Turnover  X engajamento

Apostar na formação de times alinhados minimiza o turnover, ou seja, a rotatividade constante de colaboradores na empresa,  que impede a manutenção do trabalho na busca pela excelência da gestão. Um alto índice de turnover pode trazer problemas para o hospital, que deve ir ao mercado em busca de novos colaboradores e, por não ter um time estabelecido, não consegue concretizar seus projetos.

Uma das causas mais frequentes da rotatividade é o choque de gerações, que deve ser fomentado com a elaboração de trabalhos em equipe, com a aplicação de treinamentos e cursos de capacitação.

Com novas gerações ganhando mais espaço no mercado, essa diretriz torna-se uma constante.  “A Geração Y é mais inquieta e sempre está buscando algo novo em sua carreira. Isso acaba passando a ser uma característica de todo o mercado”, afirma Gama.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e de rápidas mudanças tecnológicas, cabe aos gestores de hospitais o trabalho de tornar a organização mais focada no capital humano.

 


18 de Maio de 2017 | Atualizado dia 18 de Maio de 2017


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