PROAMA

Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

O Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde (PROAMA), desenvolvido pela GesSaúde,  é uma verdadeira imersão no que há de mais avançado em metodologias de gestão hospitalar. Criado para endereçar as necessidades de hospitais de pequeno e médio porte, tem investimento acessível por unir conceito de consultoria individual com workshops e treinamentos em grupo.

O programa tem duração de 12 meses e conta com 600 horas de atividades, entre workshops, capacitação e mentoring. Podem participar hospitais, clínicas e centros de diagnóstico que não sejam concorrentes diretos em uma mesma região. Abarca as cinco esferas necessárias na maturidade de gestão hospitalar: tecnologias de gestão, estratégia empresarial, governança corporativa, gerenciamento de processos de negócios e gestão de pessoas.

A principal metodologia utilizada é a de gerenciamento de resultados, traçado a partir do projeto estratégico ou do plano empresarial da instituição.

Além de encontros períodicos em grupo e consultoria exclusiva, o PROAMA tem um portal de conhecimento, no qual estão disponíveis materiais didáticos, cursos online e divulgação de eventos sobre maturidade na gestão hospitalar.

Perguntas frequentes sobre o proama, encontre aqui

O que é Maturidade de Gestão?

O que é PROAMA - Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão de Sáude?

Quem precisa do PROAMA?

Quais os principais resultados esperados na participação do PROAMA?

Como funciona o PROAMA?

Todos os hospitais terão a mesma evolução na Maturidade de Gestão?

O PROAMA se encerra em 12 meses?

Como é a operacionalização do PROAMA?

Quais as atividades do PROAMA?

Como são realizados as atividades?

Como as atividades se encadeiam para proporcionar a aceleração da Maturidade de Gestão?

Qual o objetivo dos workshops?

Como acontece a etapa de revisão/definição do Plano empresarial?

Como acontece a revisão de processos?

Como acontece a definição de indicadores?

Qual a dinâmica de Reuniões Mensais de Avaliação de Resultados (REMAR)?

Como funciona o programa de capacitação?

Como funciona o mentoring de especialistas?

O que são os Encontro de Gestores?

Qual o cronograma típico de atividades do PROAMA?

Ao fazer parte do PROAMA qual a garantia que o hospital tem que os resultados vão melhorar?

O que é maturidade de Gestão?

A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Quanto maior a capacidade de alcançar, de forma contínua e sustentável, os resultados, maior o nível de maturidade da Gestão.

Em saúde o resultado está diretamente relacionado a quatro elementos:

  • Segurança do paciente
  • Qualidade do atendimento
  • Eficiência dos processos
  • Resultados financeiros

O que é o PROAMA - PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA MATURIDADE DE GESTÃO DA SAÚDE?

É um programa de gestão que pode ser aplicado de forma individual ou em forma de grupos de 2 a 5 hospitais que formarão uma parceria de resultados e trabalharão juntos para construir de forma evolutiva e gradativa um modelo de gestão baseado em três elementos: Estratégia, Modelo de Gestão e Governança Corporativa, através da implementação de ferramentas gerencias, tecnológicas e estratégicas e da troca de experiências entre os participantes.


O Programa desenvolve o conceito de maturidade de gestão através de cinco pilares: Governança Corporativa, Estratégia Empresarial, Tecnologias, Processos e Pessoas.


A GesSaúde acredita que todo o hospital tem sempre muito a ensinar e muito a aprender, o PROAMA reúne as instituições em grupos para, através da troca de experiências e aplicações de metodologias testadas e aprovadas, desenvolver sua maturidade de gestão.

Quem precisa do PROAMA?

Hospitais que tenham investido em tecnologias de Gestão, passado pelo processo de informatização, não tenham resolvido seus problemas de Gestão, não possuam uma estratégica clara que é acompanhada de forma sistemática, não possuam uma governança corporativa que possibilite acompanhar a Gestão e os projetos de forma eficiente, não possuam processos eficientes, formalizados e bem estruturados e entenda que pode alcançar melhores resultados com uma melhor capacitação de suas pessoas.


Ou simplesmente hospitais que não estejam satisfeitos com seus resultados e acreditem que evoluir seu processo de gestão é um caminho para melhorar estes resultados.


Quais os principais resultados esperados na participação do PROAMA?

A participação no PROAMA terá como principal resultado o aumento da Maturidade de Gestão da instituição que deverá gerar como efeitos práticos:

Todos estes resultados devem resultar em:

  • Aumento de segurança do paciente
  • Melhoria da qualidade do atendimento
  • Aumento da eficiência dos processos
  • Melhoria dos resultados financeiros

Como funciona o PROAMA?

O PROAMA é um programa de 12 meses estruturado para funcionar com grupos de 05 hospitais que, através da aplicação de metodologias testadas e aprovadas, vão desenvolver juntos e de forma acelerada sua maturidade de gestão.

O PROAMA usa como metodologia central o gerenciamento de resultados a partir do Projeto Estratégico (Plano Empresarial).

É um modelo de construção conjunta para possibilitar que a instituição desenvolva as habilidades de gestão necessários a promover seu desenvolvimento corporativo.

Metodologias auxiliares são implementadas em cada uma das instituições nos campos de Estratégia, Finanças, Gestão de Faturamento (SUS e Convênio), Gestão de Processos de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e Suprimentos, de forma a garantir o alcance dos resultados desejados de maneira intregrada e global.

Com mais de 600 horas anuais atividades, as metodologias de gestão oferecidas pelo PROAMA são desenvolvidos com o objetivo de melhorar a competitividade e otimizar os resultados globais das instituições.

Todos os hospitais terão a mesma evolução na maturidade de gestão?

Não, a evolução da maturidade vai variar para cada instituição, pois cada uma tem uma cultura, um tempo e uma velocidade diferente para assimilar as técnicas apresentadas.


Umas evoluirão mais em algumas áreas que outras, mas ao final de cada ciclo todas evoluirão e aumentarão seu nível de Maturidade de Gestão.

o proama se encerra em 12 meses?

Não, o PROAMA é um programa de 12 meses que pode ser renovado anualmente para que a instituição possa continuar evoluindo seu nível de Maturidade de Gestão e molhorando seus resultados ano a ano.

como é a operacionalização do proama?

O PROAMA é um programa com atividades definidas mês a mês onde são aplicadas as metodologias para que a instituição possa assimilar e desenvolver as habilidades necessárias a aumentar o seu nível de maturidade de Gestão.

Quais as atividades do PROAMA?

O PROAMA possui 7 grupos de atividades:

Cada grupo de atividades possui uma dinâmica específica, uma metodologia de aplicação específica e um público específico que no seu conjunto poderá envolver entre 100 e 150 profissionais por ano para desenvolver suas habilidades de gestão em dimensões específicas de técnicas e aplicações de Gestão.

Como são realizadas as atividades?

No PROAMA existem dois tipos de atividades:

Coletivas

As coletivas são atividades em que todos os hospitais participam juntos e existe uma grande troca de experiências para que, além dos conhecimentos e técnicas aprendidos pelo uso dos métodos do programa, todos possam compartilhar e aprender com os outros.

  • Workshops
  • Revisão de processos
  • Definição de Indicadores
  • Capacitação dos gestores
  • Encontro de gestores

Individuais

As atividades individuais são as atividades onde são tratadas questões especificas de cada instituição, onde cada uma é única e são discutidos, acompanhados e debatidas soluções individuais para cada instituição.

  • Revisão do Plano Empresarial/Planejamento estratégico
  • Reunião de acompanhamento de resultados (REMAR)
  • Mentoring de especialistas

Como as atividades se encadeiam para proporcionar a aceleração da maturidade de gestão?

Todas as atividades foram planejadas para desenvolver na instituição habilidades práticas que devem ser aplicadas no dia a dia e gerar resultados imediatos.

O processo se inicia com um workshop de estratégia onde são apresentados os conceitos de estratégia, planejamento estratégico, orçamento empresarial e acompanhamento de indicadores de desempenho.

Após o workshop acontece a revisão/definição do plano empresarial que é o momento de revisão/elaboração do planejamento estratégico, definição dos objetivos e metas estratégicas, definição dos indicadores de gestão e início da elaboração do orçamento empresarial.

Após a conclusão da revisão/elaboração do plano empresarial inicia-se a fase de acompanhamento dos resultados, através do monitoramento dos indicadores definidos nas Reuniões Mensal de Acompanhamento de Resultados (Remar).

A REMAR é uma reunião onde os líderes deverão mensalmente apresentar e prestar contas dos resultados de suas áreas.

Mais que uma simples reunião a REMAR é um processo que implantará a cultura de monitoramento e acompanhamento de resultados em todos os níveis gerenciais e áreas da instituição.

Em paralelo acontece a etapa de revisão de processos.

A GesSaúde possui uma metodologia própria que possibilita em curto espaço de tempo revisar e aprimorar todos os principais processos da instituição.

Após a revisão de processos de cada área acontece a definição de indicadores de Gestão da área onde serão definidos os indicadores para monitorar o processo e o resultado da área.

Em paralelo ocorre também o programa de capacitação, onde até 05 gestores por instituição, passarão por um programa de treinamento que aprofundará e desenvolverá seus conhecimentos sobre diversas áreas do hospital e áreas de conhecimento indispensáveis para evoluir o processo de Gestão.

Ao longo do programa existe uma agenda de visitas dos especialistas da GesSaúde para proporcionar orientações sobre melhores práticas in loco nas instituições e discutir alternativas de melhorias dos processos e dos resultados.

Semestralmente acontece o Encontro de Gestores onde os principais gestores das instituições que compões os diversos grupos do PROAMA se encontrarão em um evento de relacionamento, troca de experiências e conhecimento de novos métodos de Gestão.

Qual o objetivo dos Workshops?

Os Workshops tem o objetivo de apresentar e familiarizar os principais gestores com as ferramentas de gestão estratégica (Matriz BGC, Matriz SWOT, As cinco forças de Porter, Posicionamento Estratégico, Balance Score Card, Definição de Metas e Indicadores, Acompanhamento de Projetos, Planos de Negócios, Orçamento Empresarial, etc.) e preparar os profissionais das instituições para a etapa de revisão de processos.

Como acontece a etapa de revisão/definição do plano empresarial?

Atividade que será realizada de forma individual com cada instituição para revisão/definição do Plano Empresarial.

Nesta atividade será revisto o posicionamento estratégico: Missão, Visão e Valores da instituição.

Será realizada uma avaliação de cenários utilizando diversas ferramentas (Matriz BGG, Matriz SWOT, as cinco forças de Porter, etc.) para definição da estratégia.

Definida a estratégia serão desdobradas as metas, projetos e inicia-se a elaboração do Orçamento Empresarial.

Como acontece a revisão de processos?

A metodologia tem o objetivo de realizar uma revisão dos principais processos das instituições, identificar oportunidades de melhoria na operação, avaliar se o modelo de operação atual atende aos requisitos desejados e projetar novos processos adequados aos objetivos de eficácia, eficiência e qualidade definidos pela Instituição.
Nesta etapa é utilizada Metodologia GesSaúde de Revisão de Processos:

1. Workshops de revisão dos processos

É apresentado o Modelo como Referência para repensar os processos atuais;
A partir do modelo de referência serão realizadas discussões buscando definir o modelo ótimo para a instituição respeitando sua estrutura, cultura, pessoas, características e resultados esperados;
O processo é totalmente orientado a buscar os resultados desejados; Durante as discussões o novo processo é desenhado e repassado até que aconteçam os consensos;

2. Mapeamento da usabilidade do sistema

Nesta etapa serão avaliadas as configurações atuais do sistema de gestão e verificada a necessidade de ajustes para implementação do modelo de processos definido.
O final desta etapa é um documento que descreve todas as configurações do sistema de gestão necessárias para implementação dos processos definidos.

*** Esta atividade deverá ser realizada por cada instituição com a orientação da equipe de consultoria.

3. Implantação dos processos definidos

Nesta etapa serão realizados treinamentos no processo e no sistema de gestão para qualificação dos profissionais para implementação dos processos definidos.

*** Esta atividade deverá ser realizada por cada instituição com a orientação da equipe de consultoria.

Como acontece a definição de indicadores?

A metodologia tem o objetivo de apoiar na definição dos indicadores de desempenho que serão utilizados para monitorar o nível de eficiência das áreas e a execução do plano estratégico definido.

Serão definidos indicadores: Estratégicos, Assistencial, Suprimentos, Faturamento SUS, Faturamento Convênios, Controladoria Financeira, Áreas de Apoio.

Qual a dinâmica das reuniões mensais de avaliação de resultados (REMAR)?

As REMAR são o momento em que ocorre a avaliação dos resultados, controle de metas, e acompanhamento dos projetos para alcance dos objetivos definidos no Plano Empresarial.

Reunião estratégica realizada com o corpo diretivo da instituição, tem um plano definido onde os gestores apresentam o resultado através dos indicadores de gestão de suas áreas e os projetos sob sua responsabilidade, para acompanhamento da evolução do programa, dos resultados da instituição e do Plano Empresarial.

A REMAR é ápice de um processo de avaliação que começa com a avaliação dos indicadores nas áreas operacionais, passa pela gerencia e finaliza com a reunião da diretoria ou alta gestão da instituição.

Como funciona o programa de capacitação?

As atividades de mentoring são a aplicação prática dos conhecimentos de gestão realizadas pelos especialistas nas áreas de Suprimentos, Assistencial, Faturamento SUS, Faturamentos de Convênios, Financeira, TI e Gestão de Processos para acompanhamento e orientação quanto as melhores práticas de gestão e operação e alinhamento com o Plano Empresarial.

Como funciona o mentoring de especialistas?

As atividades de mentoring são a aplicação prática dos conhecimento s de gestão realizadas pelos especialistas nas áreas de Suprimentos, Assistencial, Faturamento SUS, Faturamentos de Convênios, Financeira, TI e Gestão de Processos para acompanhamento e orientação quanto as melhores práticas de gestão e operação e alinhamento com o Plano Empresarial.

O que são os encontros de gestores?

Encontro semestral dos gestores das instituições participantes do programa para discussão de temas de interesse comum.

O evento tem um caráter de integrar e promover o relacionamento e troca de experiências entre os participantes do programa.

Qual o cronograma típico de atividades do proama?

Ao fazer parte do proama qual a garantia que o hospital tem que os resultados vão melhorar?

Hospitais que tenham investido em tecnologias de Gestão, passado pelo processo de informatização, não tenham resolvido seus problemas de Gestão, não possuam uma estratégia clara que é acompanhada de forma sistemática, não possuam uma governança corporativa que possibilite acompanhar a Gestão e os projetos de forma eficiente, não possuam processos eficientes, formalizados e bem estruturados e entenda que pode alcançar melhores resultados com uma melhor capacitação de suas pessoas.

Ou simplesmente hospitais que não estejam satisfeitos com seus resultados e acreditem que evoluir seu processo de gestão é um caminho para melhorar estes resultados.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos

Quem somos?

Moldando o futuro com as suas mãos

Leia Mais