Como ajustar o modelo de negócio para tornar a instituição independente de seus sócios - GesSaúde
Voltar

Como ajustar o modelo de negócio para tornar a instituição independente de seus sócios

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Especialista aponta diretrizes da governança corporativa para que organizações de Saúde alcancem uma administração eficaz

Por Editorial GesSaúde

O modelo de negócio de uma organização de Saúde deve atender às expectativas não apenas da sociedade administrativa, mas primordialmente aos anseios e demandas dos clientes, pacientes e sociedade em geral. Elementos de governança corporativa podem fornecer ao gestor hospitalar ferramentas para garantir que os valores, objetivos e missão possam estar em sintonia com a operação da instituição. Para Hélder Uzêda, consultor, professor, mestre e doutorando em Economia com foco de pesquisa em Governança Corporativa pela Universidade Salvador/Universidade Nova de Lisboa, boas práticas de governança visam definir modelos de gestão independentes.

“O modelo de gestão deve ser pensado a partir das diretrizes dos sócios, mas não somente para atender às expectativas desses, e sim para às expectativas da sociedade na qual a unidade de saúde atende ou opera”, comentou o especialista. Dessa forma, Uzêda reforça que a alta gestão dos hospitais deve se preocupar em adaptar o modelo de gestão para que a organização não tenha dependência operacional dos sócios. E conhecer os fundamentos da governança corporativa pode auxiliar o gestor nesse processo de estruturação. “A governança corporativa na Saúde seria um sistema pelo qual hospitais ou instituições de saúde são dirigidas, geridas, monitoradas e incentivadas, envolvendo igualmente os relacionamentos entre todas as partes envolvidas e interessadas na organização: sócios, conselho de administração, diretoria, corpo clínico, pacientes e órgãos de fiscalização”, explicou o consultor.

Para o hospital, boas práticas de governança permitem estabelecer as seguintes características:

  • hierarquias claras nas organizações;
  • responsabilidade social e corporativa;
  • gestão corporativa que visa a prevenção e redução de riscos;
  • perenidade da instituição;
  • credibilidade, fortalecimento da marca e aumento de potencial competitivo no mercado.

As transformações pelas quais o setor passa podem desacelerar o andamento do negócio caso não haja adaptação da cultura organizacional. Uzêda alerta para algumas das mudanças que já estão em andamento na Saúde: novas regulamentações, investimentos para a atualização tecnológica, fusões e aquisições e a busca da eficiência e da maior geração de valor para as empresas desse campo. Para aplicar a governança na gestão hospitalar, o especialista explica que primeiro passo é entender de que forma a aplicabilidade desse conceito pode auxiliar as empresas da área de Saúde, considerando as características específicas do setor e todas as formas societárias dessas organizações: instituições sem fins lucrativos, empresas familiares, cooperativas, sociedades anônimas ou limitadas. Assim, ele reforça que é necessário à gestão compreender os seguintes fatores:

  • O que viria a ser o sistema de governança corporativa em organizações de Saúde e o Código das Melhores Práticas, como também em que consiste a sustentabilidade e seu impacto no contexto dos negócios de saúde;
  • Depois, o foco seria na estratégia empresarial, uma vez ser preciso determinar o papel do conselho na discussão, aprovação e monitoramento dessa estratégia na área de saúde, bem como determinar o modelo de negócios pelo conselho e as ferramentas de acompanhamento da estratégia;
  • Em seguida, deve-se implementar da governança, a partir dos instrumentos dessa (documentos e práticas de apoio aos instrumentos, bem como iniciar a estruturação da Governança (plano de ação);
  • Na sequência, deve-se estabelecer a estrutura do Conselho de Administração e perfil dos conselheiros (competências desejáveis e qualificação desses) e ainda como seria a avaliação do Conselho de Administração e dos conselheiros;
  • Por fim, seriam delineados os programas e modelos de Compliance, o Comitê de Riscos Corporativos, como esses riscos seriam abordados pelo Conselho e Diretoria, e a escritura do Código de Ética.

Com as mudanças de cenário que a Saúde está enfrentando, manter o foco da estratégia empresarial nas necessidades do novo perfil de cliente pode gerar maior segurança para o negócio. Assim, estruturar a governança na gestão é uma das formas de alcançar a independência da gestão à parte dos sócios além de agregar à instituição práticas como, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Saiba mais:

Harmonização das bases da informação: a chave para reduzir a variabilidade do cuidado

Maturidade de governança corporativa é fundamental para a sucessão na Saúde

A telemedicina a favor da humanização da Saúde


12 de março de 2019 | Atualizado dia 8 de janeiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos