Evolução das Santas Casas: religião, assistência e gestão - GesSaúde
Voltar

Evolução das Santas Casas: religião, assistência e gestão

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Instituições que nasceram com o Brasil enfrentam dificuldades financeiras graves; para vencê-las, resposta é profissionalização

Por editorial GesSaúde

O Brasil era ainda uma colônia portuguesa quando, em 1953, foi criado aquele que é considerado o primeiro hospital do país: a Santa Casa de Santos, à época chamada de Hospital de Todos os Santos. O principal desafio da instituição que nascia era lidar com as doenças tropicais e endêmicas que se proliferavam e tiravam muitas vidas dos colonos portugueses que desembarcavam no Novo Mundo.

No início as ferramentas e técnicas para tratar os doentes eram mínimas. Não era à toa que as primeiras organizações de Saúde estavam ligadas à religião: a cura era quase que inteiramente baseada na fé e na caridade.A localização das primeiras Santas Casas era restrita à parte litorânea da colônia, o que permitia que não apenas os moradores que viviam ali fossem tratados, como também os viajantes, que traziam todo tipo de doenças dos mais diversos cantos do mundo ou mesmo motivadas pela falta de sanidade que as naus, caravelas e embarcações ofereciam aos tripulantes.

As primeiras dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas era lidar com as doenças tropicais e endêmicas que se proliferavam.
Foto: Pixabay

Até a proclamação da Constituição Imperial de 1824, que criou juridicamente o Estado brasileiro, existiam no Brasil ao menos 10 Santas Casas, localizadas em Santos, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, João Pessoa, Belém, São Luís, Campos e Porto Alegre. Além dessas instituições, haviam outras parecidas, como Beneficências Portuguesas, hospitais filantrópicos de comunidades como judaica, japonesa, Sírio-Libanesa, a maioria ligadas aos diferentes movimentos religiosos do país.

A primeira grande mudança em relação ao funcionamento das Santas Casas ocorreu por volta dos anos 1800. Até então, as atividades eram voltadas quase que exclusivamente à caridade. A partir desta data até por volta de 1940, as preocupações se tornaram filantrópicas. Pode parecer que não há diferenças, mas os objetivos da filantropia são diferentes da caridade. Os filantropos acreditam que a ajuda útil aos que necessitam é aquela que muda a natureza, dando mais conselhos que bens. É preciso não só recolher as pessoas, mas orientá-las para que reergam a família e, conseqüentemente, a sociedade como um todo. Portanto, ao assistir enjeitados e marginalizados, há a preocupação com o destino destes indivíduos, em torná-los úteis à sociedade. Assim, a caridade cede lugar à filantropia. Mas a religião continuava sendo o mote do funcionamento desses hospitais.

A partir da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), criado com a Constituição de 1988, o setor filantrópico ingressou de uma vez no modelo de assistência com participação efetiva no atendimento e na contribuição de formulação de políticas públicas de Saúde, tornando-se parte integrante e essencial da Saúde Pública. Atualmente, estimativa da Confederação Brasileira das Santas Casas aponta que existem 2.100 Santas Casas e hospitais filantrópicos espalhados por todo o território nacional.

É preciso avançar com os  processos e tecnologias, trabalhar pessoas, estratégia e governança.
Foto: Pixabay

Gestão

Em uma sociedade moderna e com tecnologias que avançam exponencialmente, algumas Santas Casas começam lentamente a perceber que não é mais possível funcionar apenas com base na caridade ou na filantropia. Sem a visão de negócio, poucas entidades vão sobreviver ao cenário atual do setor – que vivencia mudanças no modelo de remuneração, falta de atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), esgotamento do modelo de monetização, transformação digital e consolidação do mercado. São desafios que só podem ser vencidos com a profissionalização da gestão.

A dificuldade em perceber essa necessidade e promover mudanças está na condição atual de endividamento dessas organizações, ameaçadas diariamente de fechar as portas. No entanto, a resposta para a sobrevivência está exatamente nesse movimento. É preciso avançar com os  processos e tecnologias, trabalhar pessoas, estratégia e governança. Esse é o caminho para que as Santas Casas continuem a prestar esse serviço tão essencial para a população brasileira, especialmente aquela mais afastada dos grandes centros urbanos.

Saiba mais:

Implicações trabalhistas de um programa de compliance no hospital

Até quando os pequenos e médios hospitais vão acreditar que a Saúde não está mudando?

Desafios da Saúde: o hospital como prestador de serviços

 


3 de julho de 2018 | Atualizado dia 16 de outubro de 2018


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão de Crise em Hospitais

Transformação digital: como a crise mudou a relação com as novas tecnologias?

O debate é importante para registrarmos as mudanças que estão acontecendo na gestão hospitalar provocadas pelo coronavírus Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Prescrição médica digital é impulsionada pelo coronavírus e telemedicina

Distanciamento social deve impulsionar adoção de estratégia para reduzir a taxa de contaminação e levar o setor para a nova…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Você já está pronto para a Saúde na era do pós-normal?

Gestores estão passando por transformações evolutivas na carreira e na gestão hospitalar no mundo do pós-normal Por Editorial GesSaúde Novos…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Covid-19 estreita relação entre hospitais públicos e privados

O compartilhamento de UTIs exige maturidade de gestão para ambos os setores na condução da crise provocada pelo Covid-19 nos…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Gestão de crise e a formação de gestores extraordinários da Saúde

A operação dos hospitais está cobrando conhecimentos e novas metodologias inerentes aos gestores extraordinários da Saúde Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Coronavírus: o marco para a Saúde 4.0

Flexibilização e inovação diante da crise gera a necessidade de mudar o mindset das organizações para a era da Saúde…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Gestão hospitalar: aprendizados da crise Covid-19

Organizações de Saúde estão passando por transformações profundas e com experiências importantes para a gestão hospitalar Por Roberto Gordilho Grandes…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Aprimoramento profissional durante a gestão de crise

Aproveitar as oportunidades e gerir as atividades de trabalho são formas de reservar tempo para o aprimoramento profissional Por Roberto…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Learnability durante a gestão de crise dos hospitais

Gestores e todos os profissionais precisam compreender que uma nova Saúde está surgindo e o learnability é fundamental para abstrair…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Como conquistar a previsibilidade durante a crise

Administrar problemas não é fazer gestão, a previsibilidade auxilia o hospital a manter a qualidade assistencial Por Roberto Gordilho Diversas…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Gestão de crise: como reorganizar a instituição

O gerenciamento de suprimentos e medicamentos é um dos grandes desafios do momento de gestão de crise Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Coronavírus: tecnologia para a gestão da crise

Especialista analisa as principais transformações à gestão hospitalar causadas pela crise do coronavírus Por Editorial GesSaúde A crise do coronavírus…Leia mais.

Gestão de Crise em Hospitais

Times de trabalho no combate ao coronavírus

Para que a operação da organização possa enfrentar a pandemia do coronavírus de forma coesa, os times de trabalho devem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Comunicação auxilia gestão de crise nos hospitais

Todos os colaboradores devem ser orientados a tratar de forma correta as informações para evitar prejuízos na gestão de crise…Leia mais.

Gestão da Saúde

Mudanças na Saúde: setor em constante transformação

Ainda assim, é possível encontrar profissionais e gestores que não compreendem as mudanças na Saúde Por Roberto Gordilho A Saúde…Leia mais.

Gestão da Saúde

O impacto das redes sociais na Saúde

As redes sociais podem contribuir para o processo de desenvolvimento de carreira e também para os negócios no setor Por…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Gestão de processos otimiza a experiência do cliente

O uso de novas tecnologias pode melhorar a gestão de processos, mas é preciso garantir a melhor experiência do cliente…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

A importância do processo organizacional para o negócio

Na Saúde, a operação das instituições devem refletir em sustentabilidade, por isso, é necessário a implementação do processo organizacional Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o que é cultura organizacional na Saúde

Objetivos, metas e o que a organização transparece para a sociedade fazem parte da cultura organizacional Por Fabiana Freitas Quando…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

O valor do BPMN para a Saúde

Antes de automatizar os processos, é preciso atender a todas as regras rígidas do BPMN para garantir a fluidez na…Leia mais.

Gestão da Saúde

Revolução 4.0 e a estabilidade organizacional na Saúde

Novas tecnologias, modelos de relacionamento e mudanças na operação fazem parte da Revolução 4.0 na Saúde Por Fabiana Freitas A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Novas vagas vão surgir para os gestores extraordinários

A Saúde vai oferecer diversas vagas voltadas para pessoas altamente qualificadas e capacitadas: os gestores extraordinários Por Roberto Goridlho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Conheça o passo a passo da modelagem de processos

O aprofundamento de cada etapa das atividades da operação é essencial para a modelagem de processos Por Fabiana Freitas Otimizar…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão da Saúde: a importância de conhecer as áreas da instituição

O mapeamento de atividades e o conhecimento de cada profissional são essenciais para gestão da Saúde Por Fabiana Freitas Na…Leia mais.

Gestão da Saúde

Formação profissional na Saúde: como está a sua?

Gestores e profissionais da Saúde que buscam carreira sólida no setor devem investir na atualização e formação profissional Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

A consumerização da Saúde vai transformar os serviços

Compreender o cliente como consumidor e entregar comodidade faz parte da consumerização da Saúde Por Roberto Gordilho As diversas transformações…Leia mais.

Gestão da Saúde

Desenvolvimento profissional: como aumentar as oportunidades na Saúde

Boa formação acadêmica, objetivos traçados e atualização constante fazem parte do desenvolvimento profissional Por Roberto Gordilho Um questionamento recorrente em…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Gestão de processos: antes do sistema, conheça as rotinas

A tecnologia só será viável com uma gestão de processos eficaz e organizada dentro da organização de Saúde Por Fabiana…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão da Saúde: a importância da profissionalização

2020 será o ano da profissionalização da gestão da Saúde, que cada vez mais necessita de gestores extraordinários Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Saúde: crise ou novas oportunidades profissionais?

Conhecer e saber aplicar conceitos modernos de gestão é um diferencial competitivo para novas oportunidades profissionais Por Roberto Gordilho Diversas…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo Por Roberto Gordilho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos