Mudanças comportamentais ajudam a reduzir a variabilidade no cuidado - GesSaúde
Voltar

Mudanças comportamentais ajudam a reduzir a variabilidade no cuidado

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Por Marcelo Lancerotti*

No Brasil, existe uma iniciativa instituída pela Resolução Normativa n° 440 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) chamada “Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde”, que objetiva incentivar as operadoras de planos de saúde a desenvolverem redes de atenção ao cuidado ou linhas de cuidado em atenção primária à saúde do paciente, com o intuito de oferecer um serviço mais eficiente para os beneficiários, como por exemplo, reduzir as idas desnecessárias em unidades de emergência. No entanto, existem outras iniciativas focadas em ajudar a impulsionar as mudanças de comportamento, de modo a colaborar na redução da variabilidade no cuidado:

1 Facilitar a adoção de novas abordagens no cuidado

Abraçar novas abordagens de cuidado é difícil em ambientes de alta pressão. Estamos falando de profissionais com elevadas cargas de trabalho e responsabilidades tremendas. Além disso, em situações críticas e de alta periculosidade e conflitantes, muitos preferem confiar em abordagens já bem estabelecidas e incansavelmente repetidas por acreditarem serem clinicamente mais efetivas. Ou seja, ignoram totalmente a possibilidade de estarem obsoletas e descontinuadas. 

Contudo, investimentos em processos seguros e em recursos que visam à qualidade no cuidado, têm se mostrado uma excelente oportunidade para a garantia da sustentabilidade do sistema de saúde. É preciso vencer barreiras e incentivar os provedores de assistência médica a elevar consistentemente o padrão geral de atendimento em todos os pontos de contato do paciente.

2 Reforce os cuidados baseados em evidências

Os profissionais de saúde não praticam muitas vezes padrões e métodos de cuidado contemporâneos. Além disso, eles têm cada vez menos tempo para navegar pelas mais recentes evidências médicas. Com o avanço tecnológico e da medicina, tudo muda, todos os dias. Algumas alternativas surgem e outras são descartadas, o que impossibilita a padronização do cuidado. Por outro lado, faz parte do comprometimento e ética com a profissão, oferecer atendimento de qualidade aos pacientes. Mas, acompanhar o volume gigantesco da literatura médica nova e complexa é bastante complicado. Desta forma, um profissional da saúde está sempre correndo o risco de tomar decisões com base no conhecimento existente e que pode estar desatualizado. O ponto principal é: e se você pudesse reforçar o cuidado baseado em evidências?

3 Alinhar as equipes de atendimento por meio de um manual que unifique os cuidados

Processos, abordagens e soluções de cuidados desconectadas e isoladas dificultam a unificação dos procedimentos entre todos os seus provedores e pacientes. E a consolidação da assistência médica está ampliando o problema. Como resultado de uma fusão ou aquisição, as instituições de saúde herdam e/ou são obrigadas a absorverem processos e soluções desconexas, gerando ineficiência e inconsistência.  Nesse caso, a pergunta é: e se você pudesse alinhar as partes envolvidas no cuidado com uma base de conhecimento comum? Isso se chama também harmonização do conteúdo. 

Em suma, evidências e harmonização de conteúdo ajudam na equação: comportamento x variabilidade do cuidado. Ou seja, garantir que o mesmo conteúdo seja acessado tanto por todos os provedores envolvidos nos cuidados, como por pacientes. Estamos falando de uma transição do que é feito atualmente, quando o atendimento é realizado separadamente em hospitais, clínicas, farmácias, e o os médicos estão no centro desse universo, para um estágio mais avançado e principalmente mais efetivo, com os pacientes nos holofotes. E o que é melhor, recebendo um cuidado coordenado, consistente e que não sofre variações independente do provedor, local de atendimento, país, entre outros pontos. 

Marcelo Lancerotti é Country Manager da Wolters Kluwer Health no Brasil, especialista em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde


4 de novembro de 2019 | Atualizado dia 3 de fevereiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos