Voltar

Saúde digital: como preparar a organização para adoção de novas tecnologias

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Especialista explica a importância do treinamento e engajamento dos colaboradores no uso das novas tecnologias

Por Editorial GesSaúde

Maximizar a operação e garantir resultados cada vez mais satisfatórios no atendimento e cuidado com o paciente são desafios constantes para a gestão da Saúde. Com o frequente surgimento de novas tecnologias, a Saúde Digital torna-se um fator de modernização e transformação das organizações. Porém, antes de investir na adoção de ferramentas e soluções digitais, o gestor deve preparar internamente a instituição, considerando processos e capital humano. André Farias, médico com experiência em Gestão de Saúde, Consultor da GesSaúde, Co-fundador e CTO da FSL Governance, explica que capacitação de equipes e aprimoramento sistemático das rotinas são estratégias essenciais para garantir que as novas tecnologias resultem em maior qualidade e eficiência para o hospital. 

 

“Os principais desafios na transformação digital de uma organização são rever os processos e saber se os colaboradores estão bem preparados. O gestor tem de considerar que a tecnologia não vai estruturar os processos e rotinas. Por isso, é importante organizar a casa para que a tecnologia seja uma ferramenta”, reforçou o especialista. Dessa forma, um elemento importante no processo de amadurecimento da gestão é compreender que as tecnologia tecnologias são um método para facilitar o trabalho na Saúde Digital. Farias explica que investir em soluções de última geração sem o preparo de todo o time pode resultar em prejuízos e aumento de custo. 

O médico elenca as principais estratégias que preparam o hospital para a implantação de novas tecnologias:

  • Capacitar: o gestor precisa reconhecer dentro das equipes o nível de preparo para a adoção da tecnologia que será investida. Oferecer capacitação também é uma forma de reconhecimento e investimento profissional;
  • Engajar: o preparo técnico não é suficiente para o bom uso das novas tecnologias que serão implantadas. De acordo com Farias, “as equipes têm de comprar a ideia de utilizar a tecnologia”;
  • Avaliação prévia: rever sistematicamente os processos, conhecer os “nós”, pontos de fraqueza e onde as rotinas podem ser aprimoradas garante que a tecnologia melhore de fato a operação do negócio;
  • Feedbacks: após a adoção das novas tecnologias para a organização de Saúde, o gestor deve apurar as informações de adaptação junto aos colaboradores, avaliar o processo de adaptação e estruturar medidas de aprimoramento do uso das ferramentas.

Cultura organizacional

A Saúde Digital, a transformação da organização para as novas tecnologias, é mais que investimento. Conforme o médico e consultor, esse processo de mudança tem de fazer parte da cultura organizacional da instituição. “A cultura é fundamental nesse processo de transformação digital. Se o gestor não estiver trabalhando em uma organização que tenha uma cultura de revisão sistemática de processos, melhoria na qualidade do serviço, da assistência, uma cultura aberta para as  inovações e adoção de novas tecnologias, com certeza a aquisição de novos equipamentos e soluções não será bem sucedida. Isso faz parte da Saúde 4.0”, descreveu Farias.

Leia também:

Cultura organizacional: qual sua importância para o hospital 

Inteligência artificial na Saúde: reduzindo a variabilidade de cuidado

Novas tecnologias transformam relação entre organizações de Saúde e clientes


27 de agosto de 2019 | Atualizado dia 27 de agosto de 2019


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

A tempestade perfeita na Saúde está virando furacão

O amadurecimento da gestão se faz cada vez mais necessário para manter o equilíbrio do negócio e preparar a instituição…Leia mais.

Gestão da Saúde

Conheça 7 medidas de gestão de riscos para aumentar segurança do paciente

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é uma data importante para alertar a necessidade de uma assistência eficaz Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Medicina preventiva: uma nova forma de gestão para a Saúde

Especialista explica os motivos de o atual modelo de operação das organizações de Saúde não ser sustentável Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos